terça-feira, novembro 29, 2005

A fé não se reflete nas coisas boas: as coisas boas são reflexo da fé.

Fiquei surpreendido, pois sempre tomei-te como alguém forte na fé, esclarida na doutrina e defenida na alegria de Deus.

A fé não vem da instituição, não vem do comprimento dos preceitos, não aparece pelo cumprimento das espectativas pessoais ou do corresponder às expectativas de terceiros.

A fé e alegria em Deus não vem das leituras, de horas fechada a orar, de estar continuamente a bendizer o Senhor. A fé aparece pelo reconhecimento da beleza de Deus na nossa vida, do saborear a sua dádiva única, do reconhecer a verdade de Cristo, dos principios de amor, fraternidade e caridade que ele apreguou. O amor daqueles que estão por perto são as sementes de Deus: as leituras a boa água que nos mata a sede, e que nos faz crescer, pelo descernimento da palavra, em direcção à sua luz. Não basta falar com o Pai, se não tiveres coisas boas para lhe dizer...

Deus abençou-te com a dádida da Vida, e a isso deves agradecer todos os dias, pelo cumprimento do mandamento do Amor. E o cumprimento não se faz dentro de quatro paredes: faz-se no meio de quem gostas de estar, e no meio daqueles com quem gostas de partilhar a benção da Vida. assim agradecimento a Deus pelas suas maravilhas só se torna sincero se realmente viveres as maravilhas que ele te oferece, pois não se pode verdadeiramente agradecer um brinquedo se nos recusarmos a brincar com ele; nem se pode agradecer um livro colocando-o esquecido numa estante, onde irá permanecer imaculado (e esquecido) o resto da vida.

Ultimamente tenho tido dificuldade a adormecer, pois esta época de alegria, que para mim foi em certas alturas um jardim magnifico, perfumado pelas flores da alegria e amizade, agora assemelha-s a um deserto vazio, por onde passou a devastação e perda. Mas sei que tudo se reconstroi, diferente, mas igualmente magnífico, desde que deixemos a luz do Amor de Cristo iluminar os nossos caminhos de Vida e os nossos corações. ..

1 comentário:

@ndrei@zul disse...

obrigada pelo comentário! =) pois é tempo a mais tb ñ é bom.. pelo menos eu qd o tenho ou atrofio ou ñ o utilizo da melhor maneira.. qt ao teu post já o tinha lido no blog da Lúcia.. permite-me discordar em alguns pontos..

"Não basta falar com o Pai, se não tiveres coisas boas para lhe dizer..." - ñ considero q isto seja bem assim.. precisamos de agradecer e de louvar o nosso Deus, de dar importância às pequeninas coisas que são o seu reflexo mas.. tb precisamos de dizer as coisas más q sentimos.. temos de saber apresentá-las para que Ele possa transformá-las.. temos q saber, inclusive, discutir com Ele para perceber, no fim, q Ele é a verdade p muito q ñ nos agrade a Sua versão.. temos q reconhecer a nossa condição de pecadores diante Dele e criar essa intimidade de dizer mal pq sabemos q Ele ñ nos abandona.. pq é Pai..

"faz-se no meio de quem gostas de estar, e no meio daqueles com quem gostas de partilhar a benção da Vida" - bom... isso seria excelente.. se fosse só assim.. se tivessemos q partilhar as nossas vidas apenas com quem gostamos.. se pudessemos fazer uma selecção de pessoas boas q se cruzam no nosso caminho.. mas não podemos.. temos q vivê-Lo ainda mais junto daqueles de quem ñ gostamos, quem ñ nos agrada.. é aí q daremos o nosso maior testemunho.. é fácil ser bom com quem é bom pra nós.. o difícil é sê-lo com quem ñ é.. e é esse mesmo o desafio! o de chegar o mais perto possível do amor incondicional.. será q conseguimos?! eu tou muito longe disso...

ñ sei quem és amigo/a da Lúcia mas obrigada mais uma vez! =)