segunda-feira, agosto 14, 2006

Sentado novamente num autocarro, enquanto as rodas engoliam o asfalto e os fumos de escape mediam a distância, ruminava os momentos do caminho percorrido e antecipava as surpresas do caminho a percorrer. Num momento de dispersão lembrei-me do jantar de sexta-feira: àquele que não fui porque estava totalmente comprometido com aquele ao qual fui. Estava algo consternado e triste, pois, ao celebrar a peregrinação, por opção, neguei-me à companhia de pessoas que (quase) todos os dias encontro virtualmente no forum on-line, em que os nossos avatares são uma simpatia não raras vezes mais simpática do que aqueles com quem partilhamos a "vida real".

Saí do autocarro em Lisboa, comprei um novo bilhete para Valença, que me permitirá seguir ainda mais para norte, até à Galiza fustigada pelo fogo, ao(s) Caminho(s) que me chama(m), à Compostela, à Costa da Morte, e com a graça de Deus, vislumbrarei mais uma centelha da luz que brilhe fielmente no Costa da Vida. No metro, efémero, fugidio, um milagre: três estrangeiros (um holandês, um alemão, um belga), três companheiros de horas, meses e anos de spam activo nos foruns do Dark Galaxy cruzam à minha frente. Hesitei, certifiquei-me que eram eles, hesitei, resolvi falar-lhes (já havia conhecido o holandês no ano passado, o que facilitava a abordagem), mas só depois de entrarmos todos na carruagem, para minimizar constrangimentos. A abordagem foi simples e directa "Sorry, are you [DG_NICK]?"; os olhos surpreendidos, a resposta "yes!", depois as devidas apresentações dos e aos restantes viciados na internet. O almoço foi com uma amiga comum, pertencente ao mesmo mundo virtual, num restaurante perto da avenida.

O jantar perdido ocorreu-se ali. Uma esperança, uma benção, um agradecimento por este pequeno milagre que por pouco, muito devido ao meu medo e à minha hesitação, ia deixando escapar entremãos.

1 comentário:

@ndrei@zul disse...

cada vez mais me convenço q qd tomamos opções dificeis, aparecem pequenos milagres para suaviza-las.. =)
baci