sábado, fevereiro 27, 2010

Faltam 28 dias de encetarmos a nova peregrinação até compostela. Segundo o roteiro, temos 110 km camiño, dividido por 5 etapas.

Sairemos de Lisboa preferencialmente de carro, farendo uma viagem de aproximadamente 5 horas, e deixaremos estacionado em Compostela.


Em Compostela apanhamos o autocarro até ao nosso ponto de partida (Ourense), e aproveitaremos o resto do dia para nos descansar e visitar a cidade.


Começaremos a andar na madrugada de Domingo, atravessando o rio Miño, cerca das 07:00h, uma hora antes do surgir das primeiras luzes do dia, depois de nos terem roubado umas duas horitas de sono, devido à mudança do fuso horário e a chegada da hora de verão. Com um pouco de sorte às 08:30 apreciaremos o nascer do sol em Sartédigos. Caso não se registem grandes paragens ou surpresas, cerca das 12:30 estaremos em Cea, após percorrermos cerca de 23 km.


Ao segundo dia de peregrinação corresponderá a menor distância kilométrica entre cidades, que será compensada pela dureza de várias subidas e descidas. Com um pouco de sorte visitaremos o mosteiro de Oseira. A pernoita será em Castro Dozón, e no dia seguinte chegaremos ao albergue de A Laxe.


O quarto dia de peregrinação será o mais longo, com mais de 30 km a percorrer, antes de chegar ao Albergue de Outeiro. Devido à extensão da etapa, serão mais ou menos oito horas a andar, por isso será necessário preparar um bom farnel, e as paragens nos tascos e bodegas será uma obrigação. A ultima estirada, de 5 km em que se sobe desde o rio Ulla até Outeiro poderá obrigar a uma pausa mais prolongada no vale, para recuperar forças para a ultima estirada.


O quinto e ultimo dia de peregrinação será novamente pouco exigente, somente 17 km sem grandes subidas nem descidas. Uma vez em Santiago, uma pernoita num hostal e uma janta num restaurante perto da Catedral é exigível, de forma a celebrar condignamente mais uma aventura.

Sem comentários: